Cinema, 1960

Nanquim sobre papel


Cinema, 1960

Você já assistiu algum filme silencioso? Ou foi a uma exibição em que a trilha musical foi tocada ao vivo? 

Nesse desenho, intitulado “cinema”, vemos ao fundo dois músicos, um pianista e um violinista. Apesar dos nomes populares para o cinema do início do século XX, como “cinema mudo” ou “cinema silencioso”, a história e o desenho mostram que, na realidade, o cinema nunca foi habituado ao silêncio. 

Ainda que o som não estivesse sincronizado às imagens, muitos filmes tinham, sim, som. As músicas podiam ser composições feitas para o filme ou parte do repertório dos músicos e precisavam ser tocadas ao vivo, durante a exibição. Em algumas sessões, crianças dublavam os personagens em tela e, quando descobertas, eram retiradas da sala, como mostra o desenho.

Quando criança, o artista frequentava cinemas de rua da cidade, que se tornaram referências importantes para a formação artística de Poty, que copiava as cenas dos seus filmes favoritos em seus desenhos.

O projeto Acesse para Perceber é um dispositivo de mediação em arte dirigido para o público espontâneo (visitantes sem agendamento). Os conteúdos ofertados pelo projeto contemplam uma seleção de obras das diferentes coleções de artes visuais, arquitetura e design, cinco dessas obras possuem também a versão do conteúdo em audiodescrição para pessoas cegas e com baixa-visão. O material é disponibilizado por meio de códigos QR que dão acesso às fichas e aos arquivos em áudio. A proposta baseia-se na formação para a autonomia e para a emancipação do sujeito na exploração do espaço expositivo e na sua relação com a arte. O projeto desperta também o interesse junto a outros perfis de visitantes espontâneos do museu, como o público adolescente e jovem, já habituado à customização de serviços e à procura de informações complementares para aqueles assuntos que despertam o suas curiosidades.

Ver programa

Conteúdo Relacionado

Consulte a seção de

Perguntas frequentes sobre o Educativo

Visite o MON.

Planeje sua visita

CONHEÇA NOSSA PROGRAMAÇÃO

Eventos, exposições e outras atividades no MON.